Quais estilos de decoração mais combina com você?

estilos de decoração

Falar sobre estilos de decoração é muito gostoso, afinal, existem várias categorias e pelo menos uma delas combina com você – e é sobre isso que vamos conversar hoje. Mas, primeiro de tudo me conta: gostou do nosso último artigo? Espero que sim e caso você tenha alguma dúvida ou sugestão para os próximos temas, é só deixar nos comentários.

Bom, agora o assunto são os diversos estilos de decoração existentes e como encontrar o seu e aplicá-lo nos detalhes da sua casa, seja na sala, no quarto ou até mesmo na cozinha.

A verdade é que achar o estilo ideal não é fácil, tudo isso faz parte de um processo de autoconhecimento, onde você identifica coisas que te agradam e, então, passa a adotá-las no seu dia a dia – e com a decoração não é diferente.

Levando tudo isso em consideração, vem comigo e vamos desvendar o universo mágico dos estilos de decoração!

Principais estilos de decoração

Mas, afinal, quantos estilos de decoração existem e quais são eles? A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece.

Na verdade, no mundo da decoração há diversos estilos e tendências que podemos adotar. Contudo, nem todos são classificados – todos nós temos gostos diferentes e nem todos se encaixam em um padrão específico e está tudo bem.

A boa notícia é que existem algumas pistas e referências que podem te ajudar a encontrar o estilo de decoração perfeito para a sua casa.

Veja só quais são os principais estilos de decoração:

1. Campestre

O nome já entrega: o estilo campestre está ligado à natureza e à vida no campo, trazendo elementos simples e menos luxuosos, que remetem a tempos mais tranquilos. Assim, ele é composto por cores neutras e tecidos delicados, com elementos em madeira e muitas plantas.

Fora isso, o couro também marca presença nesse estilo e é ideal para a composição de salas e escritórios, com sofás feitos com o material e decorados com estampas florais para alegrar o clima.

2. Escandinavo

Considerado um dos estilos de decoração mais aconchegantes, o escandinavo possui referências europeias, que remetem ao conforto necessário nos invernos rigorosos da região.

Simples e estiloso, ele possui como uma de suas características mais marcantes o uso de cores claras, móveis de linhas retas e acessórios peludos, como almofadas, tapetes e mantas quentinhas.

3. Minimalista

O estilo minimalista é universal, afinal, ele agrada qualquer um. Em teoria, o minimalismo visa utilizar o mínimo de objetos e elementos possíveis na decoração, deixando o ambiente com um aspecto mais clean e elegante.

Hoje em dia, diversas casas estão sendo construídas em cima dessa tendência, que presa a funcionalidade e a sofisticação. Nesse sentido, as cores usadas são neutras, geralmente em tons de branco, preto ou cinza.

Todavia, para não cair na mesmice, vale a pena contrapor objetos coloridos, como almofadas com tonalidades mais quentes que contrastam com o ambiente.

Para quem gosta dessa pegada mais clean, o ideal é começar o planejamento da decoração pela disposição dos móveis e, posteriormente, ir adicionando outros elementos, pensando sempre em manter somente o necessário.

4. Contemporâneo

Assim como outros estilos de decoração, como o minimalista, por exemplo, o contemporâneo também visa a praticidade e a funcionalidade do ambiente. Ou seja, os elementos de decoração ficam em segundo plano e os objetos mais úteis têm mais enfoque.

Sem exageros na decoração, o estilo é atemporal e cabe em qualquer cômodo – no quarto, na sala ou no escritório, é você quem escolhe!

O contemporâneo se destaca pelo uso de tons neutros, voltados para bege, cinza, marrom e branco, com toques sutis de preto na decoração. Além disso, ambientes que seguem essa tendência geralmente são bem iluminados a fim de garantir uma sensação de amplitude.

5. Tropical

Como o nome já sugere, o estilo de decoração tropical utiliza elementos mais quentes e que remetem à natureza e à tropicalidade. Sendo assim, cores vivas e intensas cobrem o espaço, como amarelo, verde e suas variações.

As plantas também são parte importante do cenário que ganha vida com os elementos simples e cheios de estilo.

6. Rústico

Mais um dos estilos de decoração que visa o conforto, o rústico é conhecido por suas características aconchegantes e calorosas, que buscam potencializar o ambiente com texturas e materiais naturais.

O rústico lembra o interior das cabanas de floresta, cheias de objetos em madeira e couro. Assim, as cores predominantes são variações do marrom, contudo, elas podem ser sobrepostas com tonalidades mais coloridas para dar um up no espaço.

Madeira, peças em pelo sintético e couro, tijolos e algumas plantas são ideais para compor o estilo.

7. Industrial

Inspirado nos antigos prédios nova-iorquinos, o estilo industrial ganhou bastante destaque nos últimos anos. Sua aparência é mais rudimentar e conta com ambientes funcionais, geralmente de conceito aberto, como lofts com paredes de cimento queimado e fios à mostra.

Embora o estilo opte por tonalidades mais frias na construção, objetos e elementos coloridos são mais que bem-vindos na composição do ambiente. Logo, almofadas texturizadas e quadros são ótimas opções para quebrar a rigidez do espaço.

Vale ressaltar ainda que o estilo de decoração industrial possui características fortes como espaços abertos, vigas, fios exposto, tubulações e texturas diferenciadas.

8. Eclético

Por último, mas não menos importante, temos um dos estilos de decoração mais coloridos e divertidos: o eclético. No geral, ele conta com objetos coloridos e elementos neutros em contraposição, trazendo mais contraste e estilo para o ambiente.

É importante deixar claro que encontramos no estilo móveis cheios de cor, almofadas por todas as partes, deixando o espaço ainda mais confortável, plantas e muitos objetos de decoração.

O estilo eclético é super divertido e ideal para quem não gosta de monotonia.

Ao todo, há uma infinidade de estilos de decoração. Deu para descobrir qual é o seu? Então, deixe nos comentários qual deles mais combina com você e acesse o nosso Instagram (@almofadasdaflor) para mais conteúdos exclusivos!

Gostou das dicas? Veja o que mais preparei para você no próximo artigo que está incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *