Precisando de inspiração para decoração de ambientes pequenos?

decoração de ambientes pequenos

Hoje eu vou trazer mais um conteúdo exclusivo para você. Antes, fala para mim o que achou do último artigo. Gostou dele? Tudo aqui é pensado para levar o melhor às minhas leitoras, então, caso você tenha dúvidas ou sugestões de temas e dicas, entre em contato comigo!

Que tal dessa vez eu mostrar para vocês sobre como fazer a decoração de ambientes pequenos?

Pois é, esse é o nosso assunto de hoje e por isso eu trouxe dicas incríveis que podem te ajudar bastante na hora de planejar a decoração de um espaço pequeno, seja da sala, do quarto ou do escritório.

Acredito que para tudo tem um jeito e com a decoração de ambientes pequenos isso não é diferente. Você pode apostar em móveis planejados, espaços mais minimalistas e peças de decoração que dão um up em qualquer lugar.

Afinal, eu sei que decorar a casa não é uma tarefa fácil e quando o espaço que temos é limitado a situação fica ainda mais complicada. De qualquer forma, não se preocupe, eu posso te ajudar nessa.

Vem comigo e vamos descobrir como fazer a decoração de ambientes pequenos ficar incrível!

Decoração de ambientes pequenos: dicas e ideias

Toda casa tem um cômodo que se diferencia dos demais pelo tamanho – seja o quarto de visitas, o escritório ou até mesmo a sala. Para aproveitar a planta da casa e dar prioridade aos espaços mais utilizados, às vezes um ambiente acaba sendo diminuído e nos deixa com um espaço contido e difícil de trabalhar.

Contudo, engana-se quem pensa que é impossível fazer uma boa decoração em ambientes pequenos. Apesar do pouco espaço, com bastante planejamento e escolhendo as peças certas, montar a composição de um cômodo menor pode ser simples – e o resultado incrível.

Então, se a sua sala, quarto ou escritório é de um tamanho um pouco menor em comparação aos demais cômodos da casa, não se preocupe. No mundo da decoração, existem opções para todos os gostos e espaços.

Abra seu bloco de notas e salve essas inspirações de decoração de ambientes pequenos!

Como decorar ambientes pequenos?

Há uma infinidade de opções em que você pode investir para deixar aquele espaço pequeno da sua casa muito mais estiloso e elegante. Basta escolher qual alternativa combina mais com você e, principalmente, com a decoração da sua casa.

Para te ajudar nesse processo, separei algumas dicas ótimas de peças, elementos de decoração e técnicas para deixar a sua casa super aconchegante. Confira:

1. Objetos de decoração

Objetos são bem-vindos em qualquer estilo de decoração, independente do tamanho do ambiente ou do design escolhido. Assim, é possível apostar em diferentes opções, com várias cores e texturas.

É simples: é só escolher objetos que combinem com o ambiente e não sejam desproporcionais a ele, de preferência.

Você pode apostar em peças sobre uma mesa de centro, como revistas ou livros, e até mesmo plantas menores, posicionadas em cima de estantes ou nichos na parede – apenas tenha cuidado para não exagerar e deixar o espaço ainda mais apertado com tanta informação.

Os nichos de parede são uma ótima ideia para a decoração de ambientes pequenos, afinal eles não ocupam espaço no chão e podem compor um estilo super descolado. Neles é possível posicionar plantas, luminárias e objetos divertidos.

2. Quadros

Os quadros, por sua vez, trazem um toque de elegância para o ambiente, sendo perfeitos para quem deseja montar um espaço sofisticado e cheio de estilo. Logo, você pode apostar em diferentes imagens, pinturas, molduras e tamanhos para enfeitar a sua casa.

Em ambientes pequenos, os quadros são ideais pois não ocupam muito espaço e ainda dão um charme a mais no cenário.

Uma dica que eu dou a você é: fuja do tradicional e dê um toque mais ousado para a sua casa, apostando em imagens e frases emolduradas que deixam o ambiente mais divertido e descontraído.

Além disso, não fique somente com o estilo “quadro na parede”, posicione-os nos cantos das estantes ou em cima de nichos para um espaço muito mais cool.

3. Tapetes

Quem não ama um tapete? Elegantes e com um ar de conforto, os tapetes são perfeitos para ambientes pequenos. A ideia é trazer um toque de aconchego ao espaço, deixando tudo mais convidativo e harmonioso.

Os tapetes podem ser colocados no chão e, assim, não atrapalham a movimentação no cômodo, além de poderem ser encaixados junto aos móveis, para uma estética mais organizada.

O melhor é que você escolhe o tamanho certo, a textura e a cor. Tudo para deixar a sua casa ainda mais agradável – tanto para você quanto para as visitas.

4. Sofá

Os sofás também podem compor a decoração de ambientes pequenos, contudo, na medida certa. Por isso, o correto é investir em peças de dois lugares ou até mesmo poltronas, que são mais compactas e ainda sim elegantes.

O resto fica a sua escolha: cor, tecido e modelo, quem determina tudo isso é você.

Todavia, é sempre importante manter um bom senso estético e entender o cômodo como um todo antes de tomar a decisão final de qual sofá comprar. Então, pare e visualize aquilo que você já possui no espaço e escolha a melhor alternativa para agregar estilo ao ambiente.

5. Almofadas da Flor

As almofadas decorativas são um clássico da decoração – e não é para menos. Mesmo em espaços pequenos, as peças fazem toda a diferença quando sabemos como organizá-las. Assim, é possível investir em uma série de combinações, intercalando cores, tamanhos e texturas para trazer um charme a mais.

No entanto, é preciso ter cuidado e pensar, acima de tudo, na proporção das peças junto ao ambiente.

Dessa forma, o ideal é comprar almofadas menores, que ocupem menos espaço e possam agregar ao cenário, deixando-o mais elegante e convidativo.

Você pode colocar elas em cima do sofá, em poltronas e até mesmo na cama para produzir uma estética aconchegante e confortável.

O universo da decoração é para todos e dentro dele até os cômodos mais apertados ganham um planejamento especial. Então, não tem com que se preocupar quando o assunto é a decoração de ambientes pequenos. Recomendo também a leitura do artigo da Manuela Lopes (arquiteta), do Blog Simplichique, onde ela dá dicas de como fazer com que sua sala pequena pareça ser muito maior.

Espero que tenha gostado deste artigo. Deixe nos comentários a sua opinião e não se esqueça de acessar o meu Instagram (@almofadasdaflor) para mais conteúdos exclusivos.

Não se esqueça também de acompanhar o próximo artigo para mais dicas incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *