Como instalar porta de madeira com batente: Veja o passo a passo completo

Como instalar porta de madeira com batente: Veja o passo a passo completo

As portas são elementos fundamentais de uma casa. Seja qual for o seu tamanho, ela oferece privacidade, segurança e charme ao projeto. Existem no mercado inúmeras opções de modelos e materiais e a escolha do tipo de porta determina a impressão que as pessoas terão do seu lar, afinal ela é um dos primeiros contatos com as pessoas que chegam.

O Material importa?

O material e a qualidade da porta irão determinar se ela resistirá às ações do tempo, como sol e chuva. É aí que entram as portas de madeira, com excelente custo benefício, boa qualidade e resistência. É possível encontrá-la de várias cores e modelos, podendo escolher o que mais se adapta ao projeto e as suas preferências. Podem ser usadas em quartos, banheiros, escritórios e muitos outros.

Quer um serviço profissional, conheça o Instalador de portas SP, um site focado totalmente em instalação e manutenção de portas.

Todavia, instalar uma porta de madeira batente não é uma tarefa tão simples quanto parece. As etapas e as instruções na instalação de uma porta de madeira devem ser levadas a sério e seguidas corretamente, para que assim não comprometa a sua funcionalidade. Se você ainda está pensando em comprá-la, confira se ela possui certificação, que atenda as normas técnicas ABNT (como do Inmetro), isso garante o funcionamento comprovado da porta.

Diante do exposto, recomenda-se ser feita apenas por profissionais da área capacitados, garantindo um resultado final de qualidade. Para facilitar a tarefa, montamos um passo a passo e listamos os materiais para você não esquecer de nada! Confira:

Passo a passo para instalar uma porta

Materiais:

  • Materiais da porta
  • Porta
  • Batentes
  • Dobradiças
  • Guarnições
  • Fechaduras
  • Lápis
  • Chave de fenda/phillips
  • Furadeira
  • Parafusadeira
  • Formão
  • Prumo
  • Trena
  • Espuma expansiva

Instruções:

Importante sempre lembrar de conferir se as medidas dos vãos são compatíveis com a da porta, se o chão está nivelado, se a parede já foi rebocada e se já foi feito pelo ao menos uma camada de pintura. Além disso, certifique-se que o material está seco e sem estufas.

Após instalar o batente, definir o lado de instalação e ter realizado os acabamentos laterais da porta:

  1. Depois da verificação do vão da largura da porta, faça 3 marcações nas laterais que serão colocadas as dobradiças. Faça a medição de 20 cm de cada extremidade e marque. Além disso, faça uma marcação no centro.
  2. Posicione as dobradiças das duas extremidades (acima dos 20 cm) e a dobradiça do meio na marcação do centro. Faça um contorno ao redor das dobradiças na lateral da porta e coloque o pino para fora;
  3. Realize os rebaixos na porta exatamente onde foram feitos os contornos de cada dobradiça. A profundidade desses rebaixos deve abranger a espessura das dobradiças que serão instaladas.
  4. Posicione as dobradiças e fixe-as com parafusos. Vale lembrar que o pino deve estar voltado para fora;
  5. Coloque a porta no vão do batente de maneira que fique encaixada com os pinos da dobradiça para dentro do cômodo. Com a ajuda de calços, posicione a porta de maneira centralizada deixando uma folga de 2 mm a 5 mm nas laterais. Faça então, o contorno das dobradiças no batente;
  6. Retire a porta do vão e faça as marcações externas desenhadas no batente para a parte interna do batente. Logo depois, realize os rebaixos no batente, nas marcações feitas. As espessuras dos rebaixos devem ser as mesmas das dobradiças.
  7. Coloque-a no vão com a ajuda do calço mais uma vez, deixando-a aberta e coloque as dobradiças nos lugares rebaixados. Fixe-as no batente com os parafusos.

Cuidados Importantes

Alguns erros também podem comprometer a vida útil da porta, como a espessura fora do padrão, ferragens subdimensionadas, armazenar inadequadamente, terminar a obra ou fazer uma limpeza intensa depois da instalação da porta e fazer um subdimensionamento das ferragens.

Esse é o processo básico de instalar uma porta de madeira. Um resultado excelente da instalação pode mudar completamente o ambiente. Devido a isso, contratar o profissional pode fazer toda a diferença. Alguns aspectos também irão influenciar no resultado, como durabilidade, resistência, cor, ambiente e modelo e da porta.

E aí, gostou das dicas? Se você ainda tem alguma dúvida ou se sente em instalar sozinho, entre em contato com um profissional da área experiente para te auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *