A Psicologia e os Ambientes: Como as cores das almofadas influenciam a sua vida

cores na decoração

Gostou do nosso último artigo? É sempre bom tê-la por aqui. A cada dia penso em conteúdos exclusivos e didáticos que vão te ajudar a deixar a sua casa perfeita, cheia de harmonia e muito aconchegante. Por isso, se você tem alguma dica ou sugestão de tema, conta aqui nos comentários.

Hoje eu vou falar um pouco para você sobre um conceito muito interessante e que pode te ajudar a dar um up na decoração da sua casa: a psicologia das cores.

Saber coordenar as cores na decoração é um fator muito importante, que pode determinar todo o clima de um ambiente, dando a ele mais energia ou o deixando mais frio. Com base nisso, entender o conceito que pontua tais resultados na decoração é muito importante.

A psicologia das cores diz respeito aos efeitos de determinadas cores na decoração de um espaço. Segundo o termo, as cores trazem consigo ideias, sensações e significados que são associados, inconscientemente, pelo nosso cérebro.

Logo, cada cor ou tonalidade possui um significado e age sobre a nossa mente de certa maneira, trazendo sensações específicas.

Por exemplo, já pensou como quase todas as redes sociais possuem tonalidade azul em seu logo ou design? Isso é porque o azul representa calma e confiança e inspira a criatividade, que é a proposta das plataformas.

Questões como essas, portanto, são estudadas pela psicologia das cores e conhecer o termo pode ser muito útil – até na hora de escolher almofadas. Saiba mais sobre as cores na decoração ao longo deste conteúdo que preparei!

Significado das cores na decoração

Uma boa paleta de cores na decoração é tudo – ela dita o clima do ambiente, harmoniza objetos e cria uma atmosfera aconchegante e única, que faz com que qualquer um se apaixone pelo lugar.

Todavia, as cores na decoração não servem somente para dar um up na estética dos cômodos. Na verdade, elas também podem mudar completamente o clima de um espaço, trazendo diferentes sensações para as pessoas.

As cores influenciam a maneira como o nosso cérebro compreende determinadas situações, associando diferentes sentimentos a uma simples tonalidade e mudando, às vezes, o nosso humor.

Dessa forma, as cores na decoração são capazes de alterar a sensação que um cômodo passa e como nos sentimos dentro dele. Saiba o que cada uma delas significa:

Preto

O preto pode somar um charme especial a objetos e móveis dentro de um ambiente, contudo, em excesso traz uma carga negativa para o espaço.

Muitas pessoas associam a cor preta a algo pesado, pois ela significa a ausência de luz, logo, o uso da cor em demasia não é muito recomendado.

Por isso, combine o preto com outras tonalidades, como o branco, por exemplo, a fim de criar uma atmosfera mais sofisticada e contrastante.

Branco

Dentre as cores utilizadas na decoração, o branco é a opção mais escolhida, afinal, ele combina com tudo e traz a sensação de amplitude e iluminação, refletindo todas as outras cores.

Assim, é possível apostar no branco de qualquer maneira, seja nas paredes, nos móveis ou nas almofadas do seu sofá, que podem se sobrepor com uma cor mais forte, por exemplo.

Cinza

A tonalidade cinza traz um ar mais moderno para o ambiente e por isso é uma aposta certeira de paleta de cores na decoração. A cor varia entre tons mais escuros e tons mais claros, oferecendo contraste e neutralidade para um cômodo.

O cinza pode ser colocado junto a tons mais vivos, a fim de compor um cenário divertido e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Dessa forma, caso o seu sofá seja cinza, vale a pena apostar em almofadas decorativas coloridas para sobrepor o móvel neutro.

Verde

O verde remete à natureza e à tranquilidade, e graças aos seus vários tons pode ser utilizado na decoração de diferentes formas – paredes, objetos e almofadas.

Segundo a psicologia das cores na decoração, o tom é associado à calma e ao equilíbrio, emanando esperança. Na maioria das vezes, pessoas relacionam a cor à saúde – e é por conta disso que ela é bastante usada em áreas de cuidados pessoais, como banheiros.

Amarelo

Amarelo é uma cor quente, que frequentemente é relacionada ao sol, trazendo a sensação de luminosidade e calor para o ambiente. Na decoração, o tom é um clássico e ocupa desde as paredes na fachada das casas até os objetos que enfeitam o ambiente.

A psicologia das cores diz que o amarelo é ideal para ajudar na criatividade e até mesmo estimular o apetite – repare que muitos restaurantes usam a cor em seus logos, por exemplo.

Em espaços mais neutros, o uso de peças amarelas pode ser interessante para trazer mais luz ao cenário – aposte em almofadas coloridas, por exemplo.

Vermelho

O vermelho é um tom forte, que exala confiança e paixão. Contudo, utilizá-lo de maneira excessiva pode ser complicado e cansativo para a nossa mente.

Assim, recomenda-se o uso da tonalidade em pequenas frações, em objetos e móveis, não em paredes e cortinas, por exemplo.

Essa cor é quente e está diretamente ligada à força e à energia.

Azul

O azul, por fim, é sinônimo de paz e tranquilidade e traz, quase de imediato, uma sensação de calma e relaxamento. Sendo assim, na paleta de cores na decoração, o azul é ideal para cômodos onde o intuito é descansar.

Entretanto, cuidado para não tornar a tonalidade sem graça. Para isso, aposte em combinações, de preferência em cores mais escuras.

As cores na decoração

Na decoração, as cores são grandes influenciadoras de clima e determinam a energia que os ambientes passam.

Cores mais claras, por exemplo, têm a função de acalmar e trazer tranquilidade, além de oferecerem mais iluminação e ampliarem os cômodos, oferecendo uma ilusão de mais espaço e conforto.

Cores escuras, por sua vez, deixando o ambiente menor e trazem mais elegância para certos espaços. Logo, contrapor tonalidades claras e escuras é uma ótima opção, somando sofisticação ao conforto e compondo o ambiente perfeito.

O melhor de tudo é que você não precisa se prender às cores na decoração de paredes e móveis, vale a pena mesclar objetos de diferentes tons a fim de garantir um espaço muito mais dinâmico e estiloso.

Aposte em almofadas coloridas para sobrepor o seu sofá ou enfeitar a sua cama e veja como as cores trarão mais tranquilidade ou, então, mais estilo para o cômodo – é você quem decide!

Entendeu como a psicologia das cores funciona? Comente e acesse o nosso o Instagram para mais conteúdos como esse (@almofadasdaflor).

Além disso, não deixe de conferir o nosso próximo artigo que está cheio de dicas incríveis para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *