Agora é o momento ideal para aprender como combinar almofadas

como combinar almofadas

Se está por aqui novamente é sinal de que gostou do conteúdo anterior, acertei? Então, antes de começar a leitura deste novo, será que teria alguma sugestão de outros temas que acharia interessante encontrar no blog? Fique sabendo que a sua recomendação é realmente muito importante.

Agora vou direto ao assunto principal: você sabe como combinar almofadas aí na sua casa? Fazer isso da forma correta pode dar uma imagem totalmente diferente para a sala ou para qualquer outro cômodo onde esses itens decorativos geralmente são colocados na sua residência.

Apesar de toda essa versatilidade, levando em consideração que é possível encontrar com mais frequência as almofadas decorativas na sala, irei te ensinar como combinar essa peça com o sofá e também com os demais itens presentes no ambiente.

Por mais que as peças por si só já deixem qualquer espaço muito mais confortável e acolhedor, entender como combinar almofadas é realmente importante, principalmente para deixar a decoração da sua sala ainda melhor sem precisar gastar absurdos e, assim, preparar o ambiente para receber a família e os amigos.

Como existem almofadas lisas, listradas, estampadas e de vários outros tipos, as possibilidades de decoração são praticamente infinitas. De qualquer forma, com certeza algumas dicas já irão te ajudar bastante nesse sentido.

Então, continue acompanhando o conteúdo que preparei exclusivamente para você aprender como combinar almofadas!

Mas, afinal, como combinar almofadas?

No geral, há muitas coisas que você pode fazer: desde usar almofadas lisas de tons claros em sofá marrom até optar por peças escuras com listras ou estampadas em sofá cinza ou bege. Tudo, é claro, dependerá da sua sala em específico, dos itens decorativos já presentes nela e também das suas preferências.

Confira logo abaixo as dicas sobre como combinar almofadas e veja aquela que mais se encaixa com o seu cômodo, principalmente levando em conta a cor do seu sofá.

Combinação tom sobre tom

Conhecida por ser uma das técnicas mais utilizadas para combinar as almofadas com o sofá, a combinação tom sobre tom consiste em trabalhar com diferentes tonalidades de uma mesma cor. Normalmente, o resultado final é uma harmonização com bastante equilíbrio, charme e elegância.

Alguns exemplos que posso dar nesse caso são:

  • Em um sofá vermelho escuro, combinar almofadas da mesma cor, mas com tonalidades mais claras ou ainda mais escuras que o móvel;
  • Em um sofá verde escuro, combinar almofadas da mesma cor, mas com tonalidades mais claras ou ainda mais escuras que o móvel.

Viu como é simples colocar em prática essa combinação tom sobre tom? Para não deixar o espaço monótono, entretanto, o recomendável é utilizar almofadas estampadas – com estampas de tons neutros.

Combinação de contraste

Além do tom sobre tom, você pode também optar por outra forma de combinação, o contraste. Essa dica é mais indicada para as pessoas que gostam de toques mais vibrantes que ao mesmo tempo não deixam o ambiente sobrecarregado. Se esse for o seu caso, então invista em um contraste equilibrado entre o sofá e as almofadas.

Tenha em mente que essa é uma excelente forma de brincar um pouco com a intensidade e com a leveza, sem ter que escolher apenas um e, ao mesmo tempo, sem pesar na decoração da sua sala como um todo.

Confira os exemplos que separei para combinar almofadas com contraste:

  • Em um sofá bege claro, combinar almofadas vermelhas vibrantes;
  • Em um sofá azul escuro, combinar almofadas amarelas mais claras;
  • Em um sofá cinza, combinar almofadas listradas azuis vibrantes.
  • Em um sofá marrom, combinar almofadas lisas de tonalidades claras.

Além disso, uma ideia também é trabalhar com mantas e harmonizá-las tanto com o sofá quanto com as almofadas. Esse detalhe pode trazer um diferencial muito grande na decoração da sua sala.

Combinação de almofadas estampadas

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é sim possível combinar diversas almofadas estampadas em conjunto e elas trazem uma energia bastante positiva ao espaço, bem como deixam a sala com um ar mais jovial, divertido e descontraído.

O ponto principal para o sucesso, entretanto, é ter o máximo de cuidado para não exagerar e acabar sobrecarregando muito a decoração do ambiente.

Como há uma infinidade de estilos de estampas, desde os mais delicados até os mais impactantes, o segredo é saber fazer a escolha certa, considerando os seus gostos pessoais e os demais itens decorativos presentes na sala.

Outra dica nesse sentido é estar atenta à quantidade de almofadas e analisar se o sofá possui alguma estampa antes de qualquer coisa. Ou seja, para não ter erro o ideal é buscar sempre o equilíbrio se quiser investir nesse tipo de decoração.

Veja alguns exemplos para te ajudar:

  • Combine algumas almofadas lisas com as estampadas para equilibrar um pouco a decoração;
  • Escolha estampas que possuem a mesma tonalidade entre si.

Ao colocar em prática algum desses exemplos, com certeza as chances de ter sucesso com a sua nova decoração são grandes.

Combinação de almofada em sofás neutros

Para finalizar, quem tem sofás com tonalidades neutras pode ousar e abusar no momento de combinar almofadas. Isso porque com os móveis mais neutros é possível utilizar almofadas listradas, estampadas, coloridas, lisas, e assim por diante.

Tudo depende realmente dos seus gostos pessoais e também do restante da decoração do ambiente. De resto, pode realmente colocar a sua criatividade em prática no momento de fazer a combinação.

Confira algumas dicas:

  • Dê preferência para cores vibrantes a fim de dar mais vida ao cômodo;
  • Em sofás cinzas, coloque almofadas roxas ou vermelhas, com ou sem estampas.

Como deu para você perceber, existem várias formas de combinação, que variam de acordo com os diversos fatores que apresentei ao longo deste conteúdo. Portanto, não deixe de analisar a sua sala como um todo antes de colocar em prática alguma dica de como combinar almofada.

Caso tenha mais alguma ideia de combinação, que tal deixar aqui nos comentários? Além disso, veja também o nosso Instagram (@almofadasdaflor) para mais informações como essas.

O que achou de todas essas formas diferentes de como combinar almofadas? Muito interessantes, não é mesmo? Pois então não deixe de acompanhar também o próximo conteúdo que será publicado aqui no blog sobre quantas almofadas colocar no sofá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *